8M 2020 | dia internacional da mulher

hoje, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. há exatamente 1 ano, eu tive a honra de inaugurar a exposição do projeto Ser Mulher, na estação Sé do Metrô de São Paulo. o projeto visava dar voz às mulheres em sua data comemorativa (nada mais justo).

esse ano eu não consegui expor o Ser Mulher, mas durante minha vida eu convivo e fotografo mulheres INCRÍVEIS e como continuo com a convicção de que são as mulheres que devem falar em seu dia, não vou aqui ficar fazendo mansplaining, deixo vocês com as palavras de algumas das mulheres mais sensacionais que já conheci e fotografei e o que elas pensam sobre essa data tão importante.

É o dia em que nós mulheres podemos ter orgulho de quem somos, independentemente da profissão, do que acreditamos e do que gostamos. Apenas ser mulher nesse mundo massacrante.

É o dia de mostrar ao mundo que sim, nós conseguimos também!

Patty Scavone

O dia não é da mulher. É o um dos dias mais importantes da história.

Onde se comemora o DIA PELOS DIREITOS E CONQUISTAS DAS MULHERES.

Ou seja, é o dia em que a mulher tem para refletir qual é o seu papel na sociedade e o que ela conquistou historicamente em relação ao homem.

Iaciara Nicoletti

O dia das mulheres é um dia de reflexão. É pensar em equalidade e lembrar das diferenças. Mas lembrar que se você é mulher, você é filha da resiliência e desobediência.

É um dia para se inspirar por quem veio antes, e sentir por muitas que não tiveram – e pelas muitas que ainda não têm-  os direitos que você tem.  

É um dia de lembrar que você é a protagonista de uma história que só pertence a você, sabendo que muitos a tentarão escrever.

É um dia de lembrar que você pode assumir quantos papéis quiser, ser como quiser.

É um dia de ser consciente sobre as suas chances, mas pensar em como você pode virar as chances desfavoráveis ao seu favor, pouco a pouco, todos os dias. 

É um dia de lembrar que não importa se você pareça pequena, delicada, temperamental, sobrecarregada..você é mulher. E mulheres são seres de força. Uma misteriosa e incendiária força.   

É dia de desafiar as expectativas da sociedade, desafiar as expectativas dos homens e das outras mulheres. Não menos importante, é desafiar as próprias expectativas que você foi condicionada a ter de si mesma e das demais. 

É um dia de lembrar que você pode ser rasa e funda ao mesmo tempo, frágil e forte, você pode sangrar com um sorriso, um palavrão ou a expressão que você quiser no rosto… mas que em meio a tantos paradoxos, você deve ser o que for sem jamais ter que se rebaixar ou pedir desculpas.

Ser mulher é muito Rock and Roll. 

Camila Senas

O dia das mulheres pra mim é o dia em que deixa claro que uma mulher pode ser exatamente quem ela quer ser… Porque nem toda mulher quer ter filhos, ou cabelo comprido. Nem toda mulher gosta de rosa, é feminina ou magra. Nem toda mulher quer casar ou transar com você…. e tá tudo bem… Porque eu posso ser tudo o que eu quiser.

Heidi Gimenes

O Dia da Mulher, pra mim, é um dia pra homenagear a luta de todas aquelas que vieram antes de mim. É um dia pra falar sobre feminismo com as pessoas ao meu redor e sobre como lutaremos pela igualdade de direitos e pelo respeito que ainda não temos. É um dia pra nos lembrarmos de que, juntas, somos mais fortes.

Renata Zettler

Vivemos não apenas o dia da mulher, mas sim uma era onde o Feminino veio resgatar e entregar sua potencia, sensibilidade e sabedoria para o mundo.

Mesmo diante do machismo e do patriarcado, aos poucos vamos reconhecendo nosso lugar e nos reposicionando exatamente onde queremos e merecemos estar.

Levantar âncoras pesadas das nossas ancestrais se faz necessário, entender e honrar os caminhos curtos e estreitos de suas vidas dificeis é preciso para que aos poucos com muita 

força e poder haja a nossa mudança, reverberando assim nas meninas que serão mulheres já já.

A revolução feminina começa pelo útero

Sangrar 5 dias e não morrer nos faz renovar ciclos

Renascemos de nós mesmas mês a mês

O quão belo e assustador isso se faz?

Honremos as vozes que ecoaram daquelas que um dia caladas sofreram

Que através de nossa união consigamos transcender o passado 

Firmando nosso propósito de autocura através do amor próprio e sabedoria ancestral no presente

Para que possamos exalar autocuidado e autoamor em nossas crias do futuro.

Reconhecendo nossas meninas

Apoiando nossas donzelas

Acolhendo e entendendo nossas mães

Integraremos nossas anciãs.

Que assim seja e assim é!

Feliz Era Feminina e Sagrada

Jú Veloso

Que a gente nunca esqueça que Ser Mulher é receber uma fonte infinita de força e descobrir que compartilhada se multiplica. É Ser uma e várias ao mesmo tempo. Carregar ancestralidades e ter o poder de se curar, curando assim muitas gerações! Juntas Somos! 8 de março, nosso dia, todos os dias!

Cris Coutinho

Atualmente e uma data  comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações , conquista dos seus direitos e resistência 

Ainda falta muito. Mas, já e um caminho.

Teresinha Nascimento

O dia da mulher é aquele grãozinho de areia pedido na imensidão do universo. Tão pequeno e ao mesmo tempo tão incrível.  É a representação da beleza da mulher,  esses seres de luz tão capazes de serem rocha e rosa, dotadas de paixão e comprometimento, intuição e razão. 

Assim como nosso dia, somos únicas, exclusivas e inéditas. 

Helen Marcusso

O dia INTERNACIONAL da mulher significa união. União de mulheres que, apesar de diferentes entre si em vários aspectos, se reconhecem como MULHERES.

É um dia de protesto! Um dia para juntar em torno da figura feminina as lutas incessantes por igualdade (não supressão) dos direitos entre homens e mulheres, desde universos micro (divisão de tarefas familiares) até macro (diferença salarial).

É um dia de UNIÃO de mulheres, com mulheres, lutando por mulheres. Para que todas sejam ouvidas e não submissas, que sejam respeitadas e não assassinadas, que sejam donas das próprias escolhas, que sejam donas do próprio corpo, que sejam donas de si! Que não sejam definidas pelos homens ao seu redor, pela casa em que vivem, pelo corpo que possuem, porque cada mulher é seu próprio lar (música da Ekena).

Não é dia de receber flores de homens, é dia de lutar junto com mulheres.

UNIÃO!

Gabriela Raphael Duarte

Um dia histórico para lembrar de nossas  desigualdades, mas também de nossa força  e lutas por direito. Sobre flores, é  para dar todos os dias, em vez de nós matarem ou diminuírem.

Palmira Margarida

8 de março é só um símbolo, porque todo dia é Dia da Mulher. É uma data importante para reafirmar que a Mulher não é o sexo frágil, a mulher é forte, poderosa, é delicada. E merece todos as homenagens para celebrar suas conquistas.

Heli Silva

Vamos parar para refletir nesse dia internacional da mulher, e chegaremos à conclusão  que, não somos incluídas  no sistema.

O dia que formos respeitadas como devemos, seremos reconhecidas e tratadas como seres sociais.

A sociedade ainda tem muito pra evoluir, principalmente quando falamos de violência, abuso, machismo, preconceito e salários desiguais. Sim, ainda falta muito…

Espero poder presenciar o dia que as mulheres sejam tratadas com igualdade, respeito e com direito de total liberdade, porque todas nós somos seres livres, com muita coragem e determinação.

Temos capacidade de evoluir cada vez mais.

Sejamos menos hipócritas e mais conscientes da realidade nua e crua.

Ana Cláudia Kasai

O dia internacional da mulher é um dia de luta, historicamente, pela busca pela igualdade, que hoje só está garantida na nossa constituição, o que não é pouca coisa, mas na prática homens e mulheres não são iguais em direitos e deveres. E a cada minuto nós temos mulheres que sofrem violência sexual, que sofrem violência doméstica familiar.

A gente está na eminência de perder direitos, as hipóteses legais de abortamento estão em risco, porque tem um projeto de lei no congresso nacional tramitando para excluí-las do código penal e essas hipóteses são: quando há risco de vida para a mulher, quando há feto anencéfalo e na hipótese de violência sexual (estupro que resulta em gravidez). Então é uma crise muito séria que a gente vem passando nesse atual governo de extrema direita e conservador e nós precisamos cada vez mais ocupar os espaços públicos para que não percamos direitos.

E aos homens que realmente se importam com as mulheres e com essa data, ao invés de nos presentear ou nos parabenizar, têm que se juntar a essa luta!

Kaka Palacio

É um dia para se lutar mais ainda contra o feminicídio? Sim.

Para se falar em igualdade salarial? Sim.

Para se falar em direitos iguais dentro e fora de casa? Sim.

Mas também é um dia para se falar de auto-amor.

Cuidado com o que você diz sobre si mesma, não nos menosprezemos jamais e nem umas as outras.

Renata Pitanga

O dia internacional da mulher não é um dia de “homenagem”, é um dia de luta, de conscientização, de lembrar a desigualdade e inferiorização das mulheres. Quando houver igualdade; quando não precisarmos mais de tipos penais específicos para crimes contra mulheres; quando pudermos ir e vir sem medo, não precisaremos mais ter um dia internacional da mulher. (…)

No entanto, ainda que o dia internacional da mulher signifique que toda essa luta está longe de acabar, também significa coisas a celebrar, como o direito ao voto, o direito a escolher o(a) companheiro(a) de vida, o direito a ir e vir sem precisar da autorização de um homem, enfim, a conquista de alguns direitos que elevam (um pouco) a dignidade da mulher.

Em resumo, para mim, o dia internacional da mulher é um dia de luta e conscientização, mas também de celebração por (alguns) direitos (arduamente) conquistados. Podemos (e gostamos de) ganhar “flores e bombons”, desde que os mimos venham de quem tem consciência de que ainda há muita luta em prol das mulheres para que não seja mais necessário um dia para “celebrar as mulheres”.

Cybeli Montes

Ah, mas pq um dia das mulheres???

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que se manter vigilante durante toda a sua vida”. – Simone de Beauvoir.

Só por isso!!!

Laiani Mafra

Previous Post
felicidade sim

2 Comments. Leave new

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Menu