sobre estar entre os melhores | golden lens awards 2019

se ajeita na cadeira que hoje o post vai ser longo, lindo e intenso, como foram esses dias de Golden Lens Awards 2019 em Balneário Camburiú-SC.

o começo da história está aqui nesse post (se você não leu, vai lá que eu espero!) em que conto sobre a indicação a 2 categorias desse prêmio que é considerado como o Oscar da Fotografia, organizado pela Inspiration Photographers, uma das maiores associações de fotógrafos do mundo.

eu fui um dos primeiros a chegar em Balneário Camburiú e ao longo do fim de semana outros fotógrafos e videomakers de todo o Brasil e do mundo foram se juntando à festa: a INCRÍVEL Adriana Carolina Iwankzuk, da Argentina, Kostas Petsas chegou da Grécia, Paula Canetas de Portugal, Roberta Tavares veio do Rio de Janeiro e teve gente vindo do Uruguai, Chile, Angola, Pará, Paraíba, Distrito Federal, Curitiba, Santos, Jaguariúna, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Petrópolis e por aí vai. chega a ser emocionante ver tanta gente vindo de lugares tão diferentes e se entendendo perfeitamente pela linguagem da fotografia.

 

o esquenta do esquenta

no domingo já tínhamos um grupo considerável e fizemos o “Esquenta do esquenta” como bem disse o grego Kostas (clica aqui para ver o trabalho dele, que é SENSACIONAL). juntamos uma boa galera no Buddies Boteco e foi muito bacana para começar a contar as histórias e matar as saudades.

O esquenta do esquenta para o Golden Lens 2019 no Buddies Boteco

Nossa mesa dominou o Buddies Boteco no Esquenta do Esquenta do Golden Lens 2019

 

o esquenta

o ESQUENTA foi o primeiro evento oficial e já foi um grande evento, com mais de 100 fotógrafos no Buddies Steakehouse, que tradicionalmente fornece os drinks para a festa de premiação.

e por falar em drinks, esse ano foi criado um drink exclusivo para o Golden Lens e teve até um concurso para batizar o drink, concurso esse que EU GANHEI! portanto apresento a vocês o InspiRED:

InspiRED drink oficial do Golden Lens Awards

e sim, ele está pela metade pois esse foi o terceiro que eu comecei a beber antes de fotografar #opiorblogueirodomundo

 

 

The 2019 Golden Lens Awards Ceremony

e finalmente chegou o grande dia! 12 de novembro, uma terça-feira (festa de fotógrafo tem que ser durante a semana, pois fim de semana é dia útil para nós). e se o clima de amizade já estava uma delícia, na festa fica mais do que evidente que apesar de ser uma competição e de todos estarem ali querendo DEMAIS aquele troféu, o Golden Lens, assim como a Inspiration Photographers é uma família, mas uma família que a gente escolhe, que a gente ri, chora, apoia, aprende, ensina, ouve, grita, incentiva e comemora junto com cada conquista!

 

Kostas Petsas (grécia), Adriana Carolina (argentina), Roberta Tavares e Thiago Gimenes

 

Juliana Vivolo, Thiago Gimenes e Karoline Saadi

 

Thiago Gimenes and Kostas Petsas, the fuckin’ greek man!

 

Thiago Gimenes, Adriana Carolina Iwanczuk e Frankie Costa

 

Hugo Carneiro e Thiago Gimenes

 

Thiago Gimenes, Adriana Carolina Iwanczuk e Kostas Petsas

 

Roberta Tavares e Thiago Gimenes

 

O casal Inspiration

Rosana Ortega e Frankie Costa (junto com os filhos Beatriz e Luccas Ortega) carregam a Inspiration Photographers nas costas e fazem um trabalho maravilhoso, conhecem cada um dos fotógrafos, sabem as histórias, sabem quem vem, conhecem o trabalho, acompanham a evolução de cada um. ter esse nível de envolvimento e de carinho nos dá realmente a sensação de fazermos parte de uma grande família. uma honra fazer parte dessa família e só tenho a agradecer e MUITO a todos.

Rosana Ortega e Frankie Costa o casal por trás de toda essa história!

 

O casal de apresentadores

a Michelle Cordeiro e o Jr. Luz são, com toda a certeza o casal mais inspirado da fotografia nacional (arriscaria dizer, mundial). o trabalho dos dois (ele como fotógrafo e ela como musa e produtora) está no reino das Belas Artes (assim, em maíuscula mesmo). são 2 gênios que se completam e criam imagens que parecem ter vindo de outro planeta, um planeta bom e um tanto lisérgico. e toda essa genialidade não é só no trabalho, eles SÃO assim 24 horas por dia, pessoas que tem mentes fervilhantes e inquietas. a escolha perfeita para apresentar uma noite brilhante! (ficou curioso pra ver o trabalho deles? eu sei que ficou… clica aqui então!)

Jr. Luz e Michelle, apresentadores de outro planeta!

 

A diva: Roberta Tavares e a abertura do Golden Lens Awards

a cerimônia começou com uma apresentação MARAVILHOSA da Roberta Tavares, da Magnum Caravan Brazil. eu queria muito ter em vídeo essa apresentação para mostrar para vocês, pois ela resume a essência da Inspiration Photographers e do Golden Lens Awards em 2 atos que logo de começo encheram meus olhos d’agua. e imaginem se eu não desabei quando vi uma das minhas fotos ali, no telão, no meio daquela catarse imagética!? (se você gosta de fotografia e não segue a Roberta no insta, está comendo sopa com garfo, como diriam lá no RJ).

Roberta Tavares e uma das minhas fotos premiadas durante o ano

 

O segundo ato da abertura do Golden Lens Awards 2019

 

um momento mais que especial

logo no começo dos anúncios dos vencedores tive a FELICIDADE IMENSA de subir ao palco para anunciar o prêmio da categoria de Melhor História de Família e esse é outro momento que eu realmente queria ter guardado em uma caixinha para nunca mais esquecer (como se tivesse algum risco de eu esquecer uma coisa dessas!). e o melhor ainda foi anunciar a vitória da querida amiga Camila Mendes (parabéns Camila!!!).

 

pode pular, a gente segura e comemora junto!

uma das coisas mais legais da festa é, com certeza, o pulo!!! é a maneira correta de “descer” do palco depois de ganhar um troféu: ali embaixo já vão estar todos os amigos e colegas que estavam torcendo por você ou muitas vezes que concorriam contigo por aquele troféu, mas não tem tempo ruim todo mundo pula e pula COM VONTADE (tem alguns que parece que estão numa piscina e pulam de cabeça, mas sempre, SEMPRE tem alguém lá embaixo pra segurar e novamente isso diz MUITO sobre a natureza da Inspiration Photographers e do Golden Lens Awards, essa grande família que está lá pro que der e vier!

 

The Fuckin’ Greek-Golden-Lens-Awarded Man  – Kostas Petsas

Kostas Petsas é um daqueles caras que a gente se identifica na hora. já conhecia seu trabalho, que é SENSACIONAL, por causa da votação do Golden Lens do ano passado e esse ano ele acabou levando QUATRO troféus dos cinco que estava disputando!!! e para o Golden Lens Awards 2019, além do aspecto técnico (prêmios recebidos durante o ano) também a conta muito a pessoa por trás do trabalho, fica fácil entender porque tantos prêmios: a combinação de um cara MUITO bacana e MUITO bom no que faz é imbatível! grande abraço meu caro amigo!!!

O fotógrafo Angolano Luiz Áureo entregando o prêmio para o grego Kostas Petsas

 

outra cena linda: Kostas lendo o discurso em português pelo google translator em pronúncia quase perfeita!

 

e quem disse que grego não voa?

 

Evelen Torrens e Anderson Marques

para surpresa apenas deles mesmos, Evelen Torrens ganhou o prêmio de Fotógrafa de Família Nacional do Ano e também foi a mais premiada do ano, com ASSUSTADORES (e merecidíssimos) QUARENTA E OITO PRÊMIOS durante o ano! nesses dias que estivemos em Balneário eu tive o privilégio de conviver um pouquinho mais com a Eve e ouvir sua história de vida e de como entrou na fotografia, o que me fez virar ainda mais fã dessa verdadeira mulher maravilha!

já o Anderson Marques levou o prêmio de Melhor Casamento do Ano e de Fotógrafo de Casamento Nacional do Ano, corando um trabalho que vem crescendo e alcançando novos patamares, novas direções nos últimos anos. pra mim era óbvio que esse prêmio era do Anderson, mas o maior prêmio mesmo viria alguns dias depois com o nascimento do Dylan, seu segundo filho, que já virou o xodó da galera!

 

LET’S GET THE PARTY STARTED!!!

e depois de toda a cerimônia veio a festa… ah e que festa!!! mas como festa não se comenta, vou deixar aqui só uma palhinha, porque o Golden Lens Awards 2019 não podia terminar sem uma BIG PARTY!!!

A Adriana amou o dinossauro desde o Esquenta! (acho que por isso nos demos tão bem, ela gosta de dinossauros e eu sou quase um fóssil ahahahahaha)

 

 

E os meus prêmios?

tudo muito bom, tudo muito bem, mas e as 2 categorias em que eu estava indicado? e a resposta é uma só: eu ganhei MUITO, mas MUITO mesmo, não só na festa, mas em todos esses dias convivendo com tanta gente maravilhosa, estar indicado entre TANTOS talentosíssimos fotógrafos já é uma honra IMENSA!

na categoria de Revelação em Fotografia de Casamentos quem levou, para surpresa de absolutamente ninguém foi o David Hoffman, um dos caras mais bacanas que já vi e com um trabalho de tirar o fôlego.

falando em tirar o fôlego, a nossa #MeninaNay Nayara Andrade levou o prêmio de Revelação em Fotografia de Família, depois de ter um trabalho mais do que consolidado em casamentos, Nay está ARREBENTANDO com a fotografia de família e também não foi surpresa nenhuma ter levado o prêmio!

para minha GRANDE surpresa, mesmo sendo meu primeiro ano na Inspiration Photographers e o primeiro ano indicado ao Golden Lens Awards eu fiquei em 6º lugar na categoria Revelação Nacional em Fotografia de Casamentos e em 7º lugar na categoria Revelação Nacional em Fotografia de Família!

além disso, no ranking dos mais premiados do ano, tanto em casamentos como em famílias, fiquei no TOP 100 NO MUNDO e no TOP 10 de São Paulo! nada mal para o primeiro ano, eu diria!!!

 

see you on 2020!

 

ufa! e assim terminamos a cobertura do que foram esses dias lindos e intensos em Balneário Camburiú se você ficou curioso para saber quem foram todos os ganhadores, é só clicar aqui para ver a lista completa!

ano que vem tem mais (e eu já estou com saudade!!!)

 

Previous Post
história de amor | Tatiana e Renato

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Menu