Altair Hoppe Photoweek 2018

para fotógrafos | Photoweek & Inside 2018

Esse post vai ser longo… senta, pega um café e VEM, pois vai valer a pena, prometo!

Segunda-feira, dia 27 de agosto o mercado nacional de fotografia começou uma mudança. Eu tenho certeza ABSOLUTA que essa data vai ficar marcada na alma de todos que estiveram por lá e participaram da Photoweek 2018. A primeira edição de um congresso que já nasce gigante, tanto no line-up com nomes internacionais que chamam MUITO a atenção, como Fer Juaristi, o casal Dumbrava, Willian Lambelet e a INCRíVEL Sol Tamargo. Confesso que foram esses os nomes que me chamaram a atenção e me fizeram querer fazer parte desse congresso já de cara!

Mas logo um outro nome internacional também me chamou a atenção: Greg Moment. O polonês tem um trabalho FANTÁSTICO, mas me chamou muito a atenção não por isso e sim por ele ter caído em um golpe de uma escola de fotografia PICARETA que o fez parar na delegacia e sair daqui com uma péssima impressão do Brasil. Fiquei MUITO feliz por um congresso sério chamar ele de volta para apagar essa má experiência que ele teve, e foi aí que eu comecei a conhecer um cara que passei a admirar ABSURDAMENTE nesses dias:

 

Altair Hoppe

Em uma breve conversa com o Altair, ele disse que chamou Greg justamente pelo perrengue que ele havia passado aqui, que se sentia PESSOALMENTE ofendido quando um cara com esse nível sai daqui com essa má impressão do mercado fotográfico brasileiro. Nós não somos assim, nós não somos picaretas, nós somos fotógrafos e queremos nosso mercado cada vez mais unido e evoluindo. E esse é o Alta, um cara que não mede esforços para fazer evoluir esse mercado, um cara que tem um sonho (que passou a ser meu também) de fazer um congresso em que não se cobre ingresso dos congressistas. Um cara que fala sobre a fotografia com a paixão de quem está entrando nela agora, mesmo já tendo sofrido muito com esse mercado. Eu não quero fazer esse trocadinho, mas o Altair É essa pessoa, ele é HOPE, a esperança de um mercado melhor… (desculpa, foi inevitável)

 

Rafa Zackarewicz

Dessas coincidências que acontecem na vida: estava eu uma madrugada dessas procurando algum lugar para me hospedar perto do congresso (apesar de eu morar em SP, atravessar a cidade todos os dias não seria muito conveniente) e eis que recebo uma mensagem da Rafa, pedindo uma força com a localização, pois ela também estava procurando hospedagem, mas para uma galera: a idéia era ficar todo mundo junto e curtir o congresso e quando eu disse que também estava procurando onde ficar, o convite veio na hora (e também foi aceito na hora). Desde então tive o enorme prazer de estar perto dessa ALMA incrível, pude ajudar um pouquinho com o trabalho dela e principalmente, conhecer melhor essa pessoa completamente fora de qualquer caixa, intensa, competente, tem tanto conhecimento e tantas referências que deixa a gente de boca aberta, racional e extremamente passional… tudo ao mesmo tempo! É impossível não se encantar e não se contagiar por tudo o que a Rafa representa e quando juntou com o Altair, vocês podem imaginar no que deu né?

 

COMEÇOU!

E aqui vale uma palavrinha sobre o processo de inscrição e também sobre os expositores, na parte da feira. Quem estava comandando as inscrições era a Juliana, esposa do Altair e MAIS uma pessoa FANTÁSTICA que viria a conhecer nessa semana! Essa legenda das fotos que ela postou no insta não poderia ser mais verdadeira. Conhecer a galera que colocou esse congresso de pé foi bom demais, mas é como se já nos conhecêssemos há anos!

Thiago Gimenes Juliana Hoppe

 

Já os expositores, foram escolhidos A DEDO. Não por quem pagou a mais pelo metro quadrado e sim pela afinidade dos produtos, pela responsabilidade que a organização tem com o congressista, que realmente confia nos expositores, afinal o evento é uma forma de endosso do fornecedor e isso foi levado MUITO à sério (como deveria ser em todo congresso, aliás).

Fila do credenciamento Photoweek 2018

Credenciamento Photoweek 2018

Credenciamento Photoweek 2018

Credenciamento Photoweek 2018

Amor Pela Fotografia

Revista Fotografe Melhor na Photoweek 2018

EPICS solução de site para fotógrafos na Photoweek 2018

La Madera Photoweek 2018

Dreambooks PRO na Photoweek 2018

Mega Album na Photoweek 2018

Louge Teatro Bradesco

Tradução Simultânea

 

As Palestras

E chegou o ponto alto do evento! Mas não sem antes um pequeno número de mágica, que segundo o próprio Altair, representa muito mais do que um simples entretenimento antes das atrações principais, representa a própria magia da fotografia, esse encantamento que somos capazes de produzir nas pessoas com nosso trabalho, a magia de transportar idéias, momentos e sentimentos através do tempo.

Altair Hoppe Photoweek 2018

Criador e Criatura: Altair Hoppe por trás da Photoweek 2018

 

Show de Mágica na Photoweek 2018

 

Quando eu digo que é um congresso com VALORES é porque tudo obedece a um PORQUE específico, nada está ali por acaso e a primeira palestra, do Vinícius Matos, foi um grande exemplo disso. Vinícius também foi o palestrante de abertura da primeira edição do Wedding Brasil, hoje o maior congresso da América Latina e que em sua primeira edição foi idealizado e completamente desenvolvido pelo Altair (quando há trabalho SÉRIO, dois raios caem no mesmo lugar sim!), e a história está se repetindo: a Photoweek já nasce como o maior congresso de fotografia do Brasil em sua primeira edição!

O Vinícius não perdeu a oportunidade e falou muito bem sobre percepção visual (um assunto, que aliás, eu adoro!).

Vinícius Matos Photoweek 2018

Púbclico Photoweek 2018

 

Daí pra frente foi só melhorando! Muito conhecimento e sempre com alguma prática, que também é um dos valores que o Altair quer imprimir ao evento!

Fer Juaristi Photoweek 2018

Fer Juaristi Photoweek 2018

Daniel Aguilar Photoweek 2018

Daniel Aguilar Photoweek 2018

Rafael Fontana Photweek 2018

Rafael Fontana Photweek 2018

Rafael Fontana Photweek 2018

Rafael Fontana Photweek 2018

Willian Lambelet Photoweek 2018

Willian Lambelet Photoweek 2018

Willian Lambelet Photoweek 2018

Willian Lambelet Photoweek 2018

Altair Hoppe e Willian Lambelet Photoweek 2018

Rafal Bojar Photoweek 2018

o polonês Rafal Bojar mostrando uma nova forma de contar histórias na Photoweek 2018

 

Casal Cerutti Photoweek 2018

o casal Cerutti fez uma prática de making of ao vivo no palco da Photoweek 2018

 

Aulas práticas na Photoweek 2018

Teve muita mão na massa e dicas de luz e direção!

Foto Dumbrava Photoweek 2018

 

Irmãos Vanassi no Inside 2018

Gustavo Vanassi sensualizando no palco do Inside 2018

 

Irmãos Vanassi no Inside 2018

 

Anderson Marques

O Anderson merece um capítulo à parte nessa narrativa: o cara dominou o tempo de uma forma TÃO incrível que parece que foram 3 palestras em uma. Contou sua história, falou em teoria de composição, fez aula prática, emocionou a todos com sua história recente e ainda falou de seu workshop online. Rapaz, queria fazer um curso de gerenciamento de tempo contigo!!!

Anderson Marques Photoweek 2018

Anderson Marques Photoweek 2018

Anderson Marques Photoweek 2018

Anderson Marques Photoweek 2018

 

Um momento pra falarmos sobre Greg Moment (se não tem trocadilho infame não sou eu né?)

No começo do ano, Greg Moment veio dar um workshop aqui em São Paulo e não só ele como outros instrutores e os alunos foram enganados e lesados por um estelionatário que felizmente sumiu do mercado (espero que não volte). Você pode ler a história toda aqui nessa matéria do iPhoto Channel. Como já disse ali em cima, Altair fez questão de trazer o Greg de volta e dessa vez sua experiência seria COMPLETAMENTE diferente!

Sua palestra começou com uma linda canção polonesa em voz e violão e depois um agradecimento emocionante e emocionado pela recepção que ele teve no Brasil. Ele fez questão de mostrar o bilhete escrito à mão pelo Altair (disse que há ANOS não recebia um bilhete escrito à mão!). Além do bilhete, o kit de boas vindas tinha uma camiseta “Brazil loves you Greg!”.

boas vindas Greg Moment Instagram

é verdade esse bilhete

 

No último dia de congresso, conversei com Greg no corredor, ele estava feliz da vida, tinha amado dar o workshop e estava lamentando não ter tradução nas palestras em português, pois ele queria ficar e ouvir o que os palestrantes diziam! Ele também me mostrou rapidamente o bilhete escrito à mão que deixaria para o Altair e eu fiquei morrendo de curiosidade pra saber o que ele havia escrito. Mas deu pra ver nos olhos dele que a má impressão que ele teve do Brasil foi completamente desfeita!!! E mais uma vez tenho a agradecer ao Altair Hoppe por cuidar com tanto carinho da imagem dessa profissão que tanto amamos!

Greg Moment Photoweek 2018

Greg Moment Photoweek 2018

Palestra de Greg Moment na Photoweek 2018Greg fez questão de fazer uma selfie com cada participante iluminando o próprio rosto para sair na foto!

 

Mulheres poderosas e empoderadas

Mas pra mim o PONTO alto tanto da Photoweek como do Inside 2018 foram as mulheres. Mulheres fortes, com trabalhos INCRÍVEIS, dominaram o palco e mostraram a que vieram, se elas ficaram em desvantagem numérica, tenho certeza que as palestras mais memoráveis serão as delas.

Além disso, outro recado foi dado com uma clareza cristalina: a fotografia NÃO é lugar para assediador! A editora iPhoto deixou isso MUITO claro, somos nós que somos responsáveis por regular o mercado e ejetar quem está fazendo bobagem.

Márcia Charnizon, nos convidou a sentar e bater um papo sobre o que é realmente ser fora da caixinha. Com sua tradicional elegância, me deixou atônito com a honestidade e a segurança como conduz sua fotografia. Uma GRANDE mestra!

Sol Tamargo, bem, não há palavras para descrever a Sol. Ela simplesmente BRILHA. Apesar de ter palestrado em conjunto com o ex-marido e ainda sócio Matt Adcock, a paixão nos olhos da Sol é algo contagiante. Que mulher maravilhosa, que trabalho LINDO e que AMOR pelo trabalho e pela natureza!

Roberta Tavares. Mais uma vez a Roberta chega à frente de uma platéia e deixa TODO MUNDO de queixo caído! Ela tem esse poder, ela tem essa força nas palavras, ela tem algo na voz que hipnotiza, que faz com que os ouvidos se abram, faz os poros arrepiarem para absorver mais e mais informação e HAJA informação… ela metralha conhecimento de uma forma que é impossível não amar, não respeitar e não querer saber TUDO o que ela sabe! E daí quando você acha que está acabando, vem o Dan Immel com seu contra-baixo e dá o tiro de misericórdia!

Rafaela Zackarewicz. Sou COMPLETAMENTE suspeito para falar da Rafa, mas a palestra dela no Inside foi algo incrível! O equilíbrio perfeito entre o que precisa ser dito e a melhor forma de dizer e mostrar sobre marketing de conteúdo. Mesmo com a voz rouca, a Rafaela simplesmente dominou o palco e transbordou o assunto que domina com tanta maestria. E eu continuo impressionado com a quantidade de referências e conhecimento que cabe na cabeça dela. Continuo querendo MUITO entrevistar a bibliotecária da mente dela, que cuida de todo esse acervo!

Camila Renaux. Precisa ter MUITA segurança para encarar um palco de um evento de fotografia sem antes ter sido fotógrafa e a Camila subiu ao palco do Inside 2018 como se estivesse em casa. E ela REALMENTE estava em casa, tanto por dominar completamente o assunto, quanto pelo seu carisma que demorou menos de 4 segundos para conquistar toda a platéia. O diálogo constante com a palestra da Rafa mostrou que não era tudo ensaiado, que a pessoa quando MANJA MESMO, tem espaço para incorporar assuntos e dialogar com o evento. Uma palestra que fluiu e deixou aquele gosto de “quero mais”.

Márcia Charnizon respondendo as dúvidas na Photoweek 2018

Sol Tamargo Photoweek 2018

Sol Tamargo Photoweek 2018

Del Sol Photography Photoweek 2018

Matt Adcock Photoweek 2018

Roberta Tavares e Dan Immel Photoweek 2018

Roberta Tavares e Dan Immel Photoweek 2018

Rafaela Zackarewicz Inside 2018

Rafaela Zackarewicz Inside 2018

Rafaela Zackarewicz Inside 2018

Rafaela Zackarewicz e Altair Hoppe Inside 2018

Camila Renaux Inside 2018

Camila Renaux e Altair Hoppe Inside 2018

 

Happy hour

Congresso sem happy hour não é congresso, ainda mais com esse tanto de palestrantes internacionais!

Vinícius Matos, Willian Lambelet e Thiago Gimenes

3 carecas, 3 barbas: Vinícius Matos, Willian Lambelet e eu (as_fotos_da_festa_ficaram_otimas.jpg)

 

Frankie Costa, Thiago Gimenes e Sol Tamargo

Eu entre o Snipper e a Sol

 

Nelson Jr. Sol Tamargo e Júnior Luz

QUE FOTO! Nelson Jr., Sol e Jr. Luz. Todos os nomes têm ligação!

 

E essa foi a minha humilde cobertura do Photoweek e Inside 2018. Um congresso que já chega grande e principalmente, já chega cheio de VALOR, cheio de ALMA. Um congresso com um propósito, com um sonho de um cara que é visionário e apaixonado pelo que faz e pelo mercado que ajudou a desbravar! MUITO obrigado Altair, Juliana, Rafa e Júnior Luz por me abrirem as portas para participar e poder contribuir mesmo que um pouquinho para que esse congresso fosse o sucesso que foi.

2018 vai ser um ano para ficar na história da fotografia! Não é uma despedida porque essa nova era está só começando!

Saída Photoweek e Inside 2018

Até 2019 Photoweek e Inside.

Previous Post
para fotógrafos | livro Fábio Laub | Super Exposto
Next Post
prêmio | inspiration photographers | wedding awards 21

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Menu